top of page
  • Foto do escritorapetef

DIA DO ADOLESCENTE

A adolescência é um período de transição no desenvolvimento físico e psicológico, em que o ser humano deixa de ser criança e inicia a caminhada para a entrada na idade adulta.

É nessa fase que o cérebro passa pela chamada "poda sináptica", em que as ligações entre os neurônios que não são usadas desaparecem, enquanto as que são usadas ficam mais fortes.

Assim, o desenvolvimento do cérebro adolescente pode ser conscientemente controlado pelos próprios adolescentes: aqueles que aprendem e se exercitam a organizar os seus pensamentos, compreender conceitos abstratos e controlar os seus impulsos estarão preparando as funções neurais para o resto das suas vidas.



Nesse sentido, o acompanhamento psicológico individual e/ou familiar pode sim, ser uma forma de auxiliar a tomada de decisões de forma consciente e a desenvolver um estilo de vida saudável durante a adolescência, pois esse movimento terá um grande impacto em sua formação futura.


Por fim, tenhamos em mente: "a adolescência é uma fase muito especial de aprendizado e mudanças, que deve ser respeitada!"


- Edna Cavalcanti -

Psicóloga. Terapeuta de famílias e casais.

4 visualizações0 comentário
bottom of page