Dia do homem

No Dia Internacional do Homem também lembramos dos cinco pilares estabelecidos: promover papéis masculinos positivos; comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade; focar na saúde e bem-estar do homem; destacar a discriminação contra os homens e meninos; criar um mundo mais seguro e melhor


Dia Internacional do Homem

O Dia Internacional do Homem é celebrado no dia 19 de novembro de cada ano em diversas partes do mundo desde 1999. Segundo a Wikipédia, esta é uma ocasião para celebrar as contribuições dos homens na sociedade. O objetivo mais amplo desta comemoração é promover os valores humanitários básicos.


Que valores são estes? São os princípios baseados em conceitos morais e éticos. Eles definem a forma de relacionamento entre as pessoas e, por consequência, o relacionamento e o funcionamento da sociedade, normalmente estando presentes em todas as tradições culturais. Dentre eles podemos citar: respeito, honestidade, humildade, empatia, senso de justiça, solidariedade, ética, amizade, responsabilidade e, outras virtudes que conduzem ao bem comum.



No Dia Internacional do Homem também lembramos dos cinco pilares estabelecidos: promover papéis masculinos positivos; comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade; focar na saúde e bem-estar do homem; destacar a discriminação contra os homens e meninos; criar um mundo mais seguro e melhor; onde as pessoas possam se sentir seguras e crescer para alcançar seu pleno potencial.


No Brasil, comemora-se o Dia do Homem desde 1992, no dia 15 de julho. Em novembro, realiza-se também, uma campanha, Novembro Azul, para conscientização aos homens de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Sabemos que hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida.


Como Terapeuta Familiar e Pastor Batista considero importante a preocupação com a saúde e bem-estar do homem na área social, mental, emocional, física e espiritual. Os valores religiosos orientam o comportamento humano nas relações pessoais e com Deus.

Considero que a espiritualidade é essencial para o equilíbrio humano possibilitando o homem viver bem em família e alcançar grandes realizações na sociedade. É na família que o ser humano aprende a viver os valores humanitários e aprende o perdão, a tolerância e o respeito aos diferentes.


A dimensão espiritual leva ao homem a desejar ser a “imagem” e “semelhança” de Deus, a desejar ser parecido com Deus. (Gn 1: 26-27). Ser parecido com Deus é possuir algo em comum: amar e agir com misericórdia para com todos.


Que neste mês de novembro, possamos comemorar o Dia Internacional do Homem com uma visão renovada, contribuindo para obtenção da saúde plena e ações humanitárias dignas. Que as famílias sejam beneficiadas e possam viver em um mundo mais seguro e melhor.

____________________________________________________________

Apolônio Lins Cavalcanti é Contador, Bacharel em Teologia, Licenciado em Filosofia e Bacharel em Direito. Pós-graduado em Gestão de Equipes e em Terapia Sistêmica Familiar pela UFPE. Atua na Clínica Familiar juntamente com sua esposa. É Pastor da Congregação Batista Memorial das Graças. É casado com Cássia Virginia Guimarães Cavalcanti, tem quatro filhos e cinco netos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo